E por falar em crianças...



Desde quando o bebê nasce, há uma série de expectativas em torno dele: "quando vai andar?", "e o primeiro dente?", "quando será que vai começar a falar?"...

A linguagem da criança é um processo com desenvolvimento gradual, que passa por várias fases.
As primeiras palavras surgem entre 1 ano a 1 ano e meio de idade (12 a 18 meses) e as primeiras frases entre 1 ano e meio a 2 anos (18 a 24 meses).




No início do desenvolvimento da fala, as crianças ainda têm dificuldade com palavras mais longas e para pronunciar alguns sons. É comum ouvirmos "abô" (acabou), "sisia" (passear), "pepeta" (chupeta), "tapo" (sapo).
A mamãe, o papai, a titia, o vovô, a vovó, todos se "derretem" ao ouvir a criança falando desse jeitinho.
Mas é importante lembrar que as pessoas que convivem com a criança são seu modelo de fala e que a criança tende a imitar aquilo que ouve.
A melhor maneira de contribuir para um desenvolvimento saudável de fala é oferecer um modelo correto. Veja um exemplo:

Criança: "Mãe, ó o "tachorru"
Mãe: Nossa filho, mas que cachorro bonito! Parece o cachorro da vovó!


Neste exemplo, a mãe ofereceu o modelo correto da palavra "cachorro" ao invés de reforçar o modelo incorreto "tachorru".

NÃO É RECOMENDADO: chamar a atenção da criança ou repreendê-la dizendo "vc tá falando errado" ou "fala direito".

Conforme a criança vai se desenvolvendo, é esperado que essas simplificações da fala sejam superadas e que ela já consiga falar corretamente todos os sons. Isso ocorre por volta dos 6 ou 7 anos de idade, época que coincide com o início da alfabetização.
Caso a criança inicie sua alfabetização com problemas na fala, a tendência é que ela transfira esses erros para a escrita.
Entretanto, não é preciso esperar que a criança complete 7 anos de idade para diagnosticar e tratar o problema de fala. Se você tem dúvidas quanto ao desenvolvimento da fala, procure um fonoaudiólogo ou escreva para mim, terei o maior prazer em esclarecer a sua dúvida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando iniciei na Comunicação Alternativa

Divulgação do Trabalho do Fonoaudiólogo

Porque sumi...