Quando iniciei na Comunicação Alternativa

Foi lá em 2004, ainda no último ano de faculdade...nos últimos anos do curso, realizamos atendimentos na clínica escola sob supervisão dos professores. Recebemos uma família vinda do Japão, os pais eram descendentes de japoneses e tinham uma filha nascida lá. A filha teve problemas no parto e tinha paralisia cerebral diplégica espástica. Usava uma cadeira de rodas com um tampo adaptado, como se fosse uma mesa.
Imagem ilustrativa - Fonte Digitis Brasil 

A família era bilíngue: tinha contato com o idioma japonês e português brasileiro. Fui convidada para realizar a avaliação juntamente com um colega de sala que também é descendente de japoneses. Pesquisamos com nossos parentes que tinham mais conhecimento de japonês e preparamos a avaliação. Utilizamos figuras e as respostas não eram verbais, ficamos muito atentos aos movimentos, olhares, expressões faciais. 

A menina demonstrou compreender o que dizíamos nos dois idiomas e no caso do japonês, ainda sorria e olhava para a mãe quando errávamos a pronúncia. A língua é dinâmica e pesquisamos com pessoas mais velhas, no meu caso perguntei para minha avó (in memoriam, saudade Batian - vó em japonês). A mãe da menina explicava "ah, agora não se usa mais, usamos assim e dava o exemplo". É como se estivéssemos usando palavras antigas, de filmes e novelas de época e o surpreendente era ver que a menina percebia isso e achava até engraçado rsrs

Esta avaliação tornou-se publicação científica em 2006, reproduzo o trecho final:

"Um aspecto relevante, quanto ao processo terapêutico foi à orientação para a família quanto à utilização de procedimentos de comunicação alternativa por esta criança, pois esta demonstrou que com suas habilidades é capaz de se beneficiar destes procedimentos, ampliando suas possibilidades de interação, possibilitando participar de atividades comunicativas de modo mais independente, tendo possibilidade de iniciar atividades dialógicas, organizar seu discurso." 

Você pode acessar a publicação completa por este link: 

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